Junta de Freguesia de Gandra - Paredes Junta de Freguesia de Gandra - Paredes

Capela da Senhora da Conceição

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, no lugar das Fontaínhas surge mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758, mas referindo uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição, São Mateus e São Bento, nas Fontaínhas. Já no Catálogo dos Bispos do Porto, de 1623, era referida a existência de uma ermida de São Mateus nas Fontainhas.

Em 1942 anunciava-se para breve o início das obras de construção de uma nova capela , “ao lado da já existente”, com os contributos de toda a freguesia. No dia 1 de agosto de 1955 o vigário José dos Reis Paupério deu conhecimento ao bispo do Porto que os moradores do lugar das Fontainhas haviam aí erigido uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição e que após fazer a vistoria canónica à dita capela a mesma se encontrava em condições de ser benzida, podendo ser aberta ao culto. Uns dias mais tarde, a 4 de agosto, o pároco de Gandra, Pe. Luís Pinto Carneiro, solicita ao bispo do Porto licença para benzer a capela, autorização que o prelado concedeu dois dias mais tarde. A bênção do templo teve lugar no dia de Nossa Senhora da Conceição, a 15 de agosto de 1955[1], realizada pelo pároco Luís Pinto Carneiro e pelo padre Francisco Moreira das Neves. Anteriormente esta capela era dedicada a São Mateus e foi totalmente reconstruída, inicialmente sob indicação do pároco António Porto.


  • Categoria:Igrejas
Capela da Senhora da Conceição

© 2025 Junta de Freguesia de Gandra - Paredes. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia