Junta de Freguesia de Gandra - Paredes Junta de Freguesia de Gandra - Paredes

Homenagem à Padroeira de Portugal

Em 1946 foi erguido o Monumento da Independência. Defronte da cruz do cruzeiro foi colocada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Na base do cruzeiro, foram registadas as célebres palavras de Moreira das Neves “Uma Cruz basta para dizer na história quem é Portugal”. Possuía nos seus degraus uma lápide metalizada que fazia referência a esta dupla comemoração, mas que, entretanto, foi removida.

Gandra respondia, dessa forma, ao apelo do Pe. Moreira das Neves e festejava, sendo a primeira localidade portuguesa a tê-lo feito, o tricentenário da coroação de Nossa Senhora da Conceição como rainha e padroeira de Portugal. Este acontecimento ficou ainda marcado pela colocação, nos caminhos da freguesia, de quadros em azulejo com Nossa Senhora da Conceição, oferecidos pelo Pe. Moreira das Neves, e pela procissão e coroação de Nossa Senhora de Fátima pelo Pe. José Joaquim da Silva Machado em representação do prelado diocesano.


  • Categoria:Património
Homenagem à Padroeira de Portugal

© 2025 Junta de Freguesia de Gandra - Paredes. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia