Em 1993, efetuou-se o lançamento da primeira pedra do Complexo Escolar da CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, fundada em 1982). Para as autoridades locais, “esta é a escola de ensino superior que o concelho ansiava e ainda não possuía”.
O Campus Universitário de Gandra seria inaugurado em 1995 e progressivamente reforçado com novos cursos e valências. Considerado um dos motores de desenvolvimento da freguesia, depois da indústria do mobiliário, Gandra viria a homenagear o seu fundador, Celso Moreira Coelho, com a atribuição do seu nome a uma rua da cidade e a implantação de um monumento evocativo localizado em frente às instalações do estabelecimento de ensino, em 2017.
A CESPU é uma Instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente dois estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo:
Foi constituída em 27/08/82, tendo como objetivos a criação de estabelecimentos de ensino superior, universitário e politécnico, e a promoção da investigação científica e sua extensão universitária.
Originalmente sediada na Rua São Roque da Lameira, 439, no Porto, passou em 1995 as suas instalações para Gandra - Paredes, onde atualmente se mantém. Iniciou atividade com um estabelecimento de ensino, o Instituto Superior de Ciências Dentárias - Porto, e a lecionar apenas um curso, a licenciatura em Medicina Dentária. Gradualmente foi-se alargando o leque de oferta de cursos o que originou, em 1993, a alteração da denominação para Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte.
© 2025 Junta de Freguesia de Gandra - Paredes. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies