20-JUN-2025

No seguimento de uma sucessão de acontecimentos considerados graves, no entendimento da Junta de Freguesia de Gandra, por parte da Associação Clube de Gandra de Andebol, vimos por este meio prestar o seguinte esclarecimento:

1. no dia 27 de janeiro de 2022, teve lugar uma reunião, na Junta de Freguesia de Gandra, entre o executivo da autarquia e os senhores Pedro Henriques, Carlos Santos e Andreia Moreira, na qual estes manifestaram a intenção de criar uma associação desportiva de andebol na freguesia, para a qual já teriam condições de assegurar a promoção de uma equipa sénior masculina e uma equipa Júnior feminina. Para o efeito, solicitaram que a Junta de Freguesia de Gandra disponibilizasse um período temporal compreendido entre as 10-12 horas por semana de instalações desportivas, mais particularmente no Pavilhão Desportivo Cidade de Gandra. Ficou acordado a cedência totalmente gratuita da utilização das instalações e das despesas inerentes sob a condição de, na época desportiva que se seguiria, promoverem a criação de equipas de formação destinadas a crianças, atendendo que é competência das freguesias o estímulo à prática de atividade física junto da população, sobretudo nos grupos mais vulneráveis. Com esta decisão, a Junta de Freguesia de Gandra teve de prescindir de alugueres já existentes para poder atender às expectativas da recém formada associação, sendo para esta instituição inequívoco que o fomento do desporto de formação sobrepõem-se à angariação de receitas.

2. Foi então fundado o Clube de Gandra de Andebol (doravante designado CGA), a 08 de fevereiro de 2022, e de lá para cá, estiveram inscritas, segundo o que nos é possível consultar nos sites oficiais (Federação [https://portal.fpa.pt/clube/id/3373/ ] e ZeroZero [https://www.zerozero.pt/equipa/clube-gandra/305787... ]) as seguintes equipas:
2022-2023
Seniores masculinos
Seniores femininos
2023-2024
Seniores masculinos
Seniores feminino
2024-2025
Seniores masculinos
Sub 14 M
Seniores feminino

3. A Junta de Freguesia de Gandra reiterou por diversas vezes, junto do CGA, a necessidade de cumprir com o acordo inicialmente estabelecido, ou seja, a promoção da modalidade para os mais jovens, através de equipas de formação.

4. Atendendo que na época 2024-2025 apresentaram evidências de possuírem uma equipa de formação, a Junta de Freguesia atendeu ao pedido de aumento de ocupação de do pavilhão, passaram a ser disponibilizadas entre 15 a 17 horas por semana, que variava mediante a necessidade de utilização do mesmo espaço pelo Aliança Futebol Clube de Gandra.

5. A Junta de Freguesia de Gandra procurou sempre, na medida do razoável e à imagem do que promove com as outras coletividades do nosso território, apoiar o CGA, como comprova a cedência totalmente gratuita do pavilhão; a disponibilização de transporte, também de forma gratuita, quando assim era possível; a atribuição de subsidio, como ocorreu em dezembro de 2024; e a assunção de despesas de eventos para os quais era solicitada a colaboração da Junta de Freguesia, como foi o I Torneio de Andebol Cidade de Gandra, realizado em setembro de 2023; e o II Torneio, não realizado e cancelado, por iniciativa do clube, a 3 dias da sua realização, do qual resultou uma despesa em trofeus de 461,87€ que ainda hoje não tiveram fim.

6. A Junta de Freguesia de Gandra, com o aproximar da época desportiva 2025-2026 e por razões relativas à realização do XXII Torneio Rui Barros, procurou contactar, entre 30 de maio e 04 de junho, o Presidente do CGA, inicialmente por chamada telefónica; depois por mensagem; posteriormente através de contacto presencial, no Pavilhão Cidade de Gandra, nos horários destinados para os treinos, mas sempre sem sucesso, razão pela qual foi tomada a iniciativa de notificar o Clube, via correspondência eletrónica, do agendamento de uma reunião para o dia 11 de junho, às 14:00h. No dia 05 de junho, a referida comunicação obteve retorno e aí foi indicada indisponibilidade para reunir na data proposta, razão pela qual foi sugerida nova data, para o dia 12 de junho, às 21:00h, que também foi rejeitada. Perante este cenário, a Junta de Freguesia de Gandra propôs ao clube a sugestão de um conjunto de datas, da qual resultou o agendamento para o dia 17 de junho, às 19:00h.

7. Face à estranheza dos comportamentos - desde a dificuldade de contacto à hostilidade nas respostas às comunicações eletrónicas – e da ausência do CGA nos horários para eles destinados para treinos, a Junta de Freguesia de Gandra entendeu contactar a Associação de Andebol do Porto (AAP), na pessoa do seu Presidente, Senhor António Freitas, para procurar saber se existiria alguma situação anómala que ajudasse a justificar este comportamento e fosse do seu conhecimento, tendo-nos sido reportado que:
7.1. não existem equipas de formação atualmente inscritas;
7.2. tinha sido inscrita uma equipa de sub-14 (na qual a idade máxima permitida para competir são 14 anos e é comum que os atletas sejam maioritariamente desta idade) onde jogavam crianças com 6 e 7 anos;
7.3. existe uma dívida do CGA junto da AAP que deriva de sucessivas coimas, por faltas de comparência e desistência de participação;
7.4. a receção de uma carta assinada por três encarregadas/os de educação, da freguesia de Gandra, na qual solicitavam a ajuda da AAP para libertar os filhos atletas (sub-14) do CGA para outros clubes, atendendo que:
7.4.1. o clube deixou de participar, desde 24/01/2025, na competição sub-14, por desistência da prova;
7.4.2. com este cenário, os atletas em questão não dispunham de condições mínimas para a prática da modalidade;
7.4.3. após contactarem o responsável do clube sobre a possibilidade dos atletas irem para outro clube, “a (…) ação não foi bem recebida”, sendo que o mesmo “informou que (…) teriam de acertar contas sobre uns teóricos valores em falta relativos ao seguro desportivo e à inscrição na FAP, alegando que foram uns valores superiores ao previsto”. Numa segunda tentativa de contacto, foi informado pelo responsável às/aos encarregadas/os de educação que apenas poderiam “comunicar por carta registada ou por email com o clube”, tendo sido este o procedimento adotado.
7.5. estes atletas só se puderam inscrever noutros clubes face à intervenção da Associação de Andebol do Porto.

8. É do conhecimento da Junta de Freguesia de Gandra a existência de um protocolo entre o Município de Paredes e o CGA, em vigor desde 17 de outubro de 2024 para a época desportiva 2024-2025, que proporciona apoio, do primeiro ao segundo, no pagamento do valor da inscrição e do valor do seguro por atleta federado com inscrição na associação (informação disponível em https://www.cm-paredes.pt/.../contrato_n_o_194___2024...); e foi-nos comunicado pelo Presidente da AAP que esta isentou o CGA do pagamento do valor da inscrição por dois anos, para auxiliar a criação de equipas de formação. Por esta razão, estranhamos e não compreendemos a resistência provocada à saída de atletas de Gandra, com a exigência da devolução de valores de despesas que, aparentemente, não existiram.

9. No dia 17 de junho de 2025, o CGA contactou, via eletrónica, a Junta de Freguesia de Gandra a informar o cancelamento da reunião marcada para esse dia motivado, segundo eles, pela “remoção das nossas telas publicitárias, pagas por nós e colocadas com autorização prévia vossa (…) efetuada sem qualquer aviso prévio nem consentimento da nossa parte, e até ao momento não nos foi indicado o paradeiro das mesmas”.
Importa esclarecer que a Junta de Freguesia de Gandra retirou e guardou as respetivas lonas, no dia 16 de junho de 2025, para colocar uma outra alusiva ao Torneio Rui Barros, que decorrerá até dia 19 de julho; e seria nossa intenção recolocá-las no fim da atividade.
No que à alegada “falta de comunicação” concerne, as já referidas inúmeras tentativas de contacto refutam a acusação, não tendo sido possível materializa-la por falta de correspondência do CGA. A propósito disto, importa também referir a existência de uma reunião com todas as coletividades da freguesia, no dia 05 de junho, no Espaço Civitas onde, apesar de responsáveis do CGA terem estado, não entraram para participar, sem razão objetiva.
É ainda de elementar importância divulgar a tentativa de coação a que o CGA promoveu e que transcrevemos “Estamos em ano de eleições e, se esta postura se mantiver, não hesitaremos em recorrer a todos os meios de comunicação para denunciar publicamente esta realidade, dando visibilidade à forma como esta instituição tem sido ignorada e desrespeitada por quem deveria promovê-la e apoiá-la.”.
A Junta de Freguesia de Gandra não se relaciona com as outras instituições nem trabalha de forma condicionada por cálculos nem por ameaças, razão pela qual entendemos prestar este esclarecimento e anunciar que, perante:
- a quebra do acordo em promover desporto de formação, princípio fundamental para a Junta de Freguesia;
- o comportamento indigno que tiveram com atletas de Gandra, situação da qual tivemos conhecimento pelo reporte da Associação de Andebol do Porto e através da carta dirigida por encarregados de educação;
- esta recente atitude, que qualificamos de inaceitável, com recurso à ameaça e à coação;
A Junta de Freguesia de Gandra comunicou ao Clube de Gandra de Andebol, via electrónica para, no prazo de 30 dias, abandonar as instalações do Pavilhão Desportivo Cidade de Gandra; terminando assim a utilização que até agora faziam dele.
Tomamos esta decisão por entendermos que não podemos permitir a ocupação de um espaço que não está a ser utilizado para os devidos fins, previamente acordados; e, sendo para este executivo imperativo que exista diversidade na oferta de desporto de formação, enveredaremos os esforços necessários para que seja promovido um projeto que garanta a liberdade de escolha desportiva às crianças da nossa freguesia.

Gandra, 20 de junho de 2025
Junta de Freguesia de Gandra
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